Produção de sêmen convencional




Maior empresa de coleta e processamento de sêmen da América Latina, a Central Bela Vista, localizada em Botucatu (SP), oferece a tecnologia de acordo com as rígidas normas do Ministério da Agricultura, que têm por objetivo dar garantia total de qualidade e viabilidade do produto.

O método de coleta do sêmen mais utilizado para reproduzir a monta natural é o da vagina artificial, um tubo rígido revestido no seu interior por um tubo flexível acrescido de água morna, com um tubo estéril fixado na ponta, com a temperatura ideal para receber e manter o sêmen até a sua entrada no laboratório.

Após a preparação, os touros são colocados próximos a uma fêmea (manequim) para despertar a sua libido. No momento da ejaculação, os coletadores fazem o desvio do pênis e o encaixe da vagina artificial. As coletas por esse método são realizadas duas vezes por semana, com dois saltos por dia, em média.

Após a coleta, o sêmen é enviado diretamente ao laboratório via moderno sistema de cápsula pneumática.

São observadas e anotadas as seguintes características: volume ou peso medido em balança digital, concentração medida no contador de células Coulter-Counter, motilidade e vigor dos espermatozoides, avaliado em microscópio com contraste de fase, e a morfologia espermática avaliada no microscópio de contraste de interferência diferencial - DIC.

A partir da concentração é possível encontrar o número total de espermatozoides no ejaculado e calcular a quantidade de palhetas a produzir por touro.

A análise da qualidade é feita através do microscópio, onde são avaliadas características como a motilidade e o vigor dos espermatozoides. A motilidade diz respeito à porcentagem de espermatozoides vivos com movimentos retilíneos e progressivos (MRP). Já o vigor se refere à agilidade com que o espermatozoide se movimenta. Todas as partidas são avaliadas após o congelamento, sendo liberadas para a inseminação artificial apenas aquelas que apresentem as características de motilidade e vigor acima de 30%/3.

Os defeitos morfológicos dos espermatozoides não devem ultrapassar 25% do total de células contadas por amostra. O sêmen que não obedecer aos critérios estabelecidos é automaticamente descartado. Todos os ejaculados aptos para congelamento são avaliados para percentual de espermatozoides normais e anormais.

A diluição visa aumentar o volume do ejaculado, de acordo com o número de doses calculadas. Após a diluição, a solução é conduzida a um refrigerador, onde ficará estabilizando por cinco horas à temperatura de 5ºC. Após esse período, o sêmen será envasado em palhetas previamente identificadas com os seguintes dados: nome do touro, registro, raça, partida e a marca da Central Bela Vista.

O congelamento definitivo é feito por um equipamento computadorizado chamado Digitcool IMV, que controla a queda da temperatura gradualmente, de 5ºC até -140ºC, quando finalmente as palhetas poderão ser colocadas nos botijões de nitrogênio líquido, a -196ºC.

A Central Bela Vista oferece ao criador a escolha do volume por dose, podendo envasar o sêmen em palhetas finas (0,25ml) ou médias (0,50ml), de acordo com a opção do cliente.


Entre em contato

Para mais informações sobre este serviço, entre em contato conosco através do formulário abaixo. Responderemos o mais brevemente possível!