Central Bela Vista recebe certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose



Após cumprir todos os protocolos de saúde e segurança em suas dependências, a Central Bela Vista foi certificada como Estabelecimento de Criação Livre de Brucelose e Tuberculose, sendo a primeira a receber a certificação no País. O documento, emitido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comprova que o sêmen produzido pela central provém de animais sadios.

A certificação chega como um reconhecimento ao trabalho e aos grandes investimentos da empresa nos últimos anos. Entre os vários recursos aplicados em 2020, a central adquiriu dois novos equipamentos para a utilização em seu laboratório: o IVOS II, o mais preciso e confiável de todos os sistemas CASA disponíveis no mercado, e o Nucleo Counter SP-100, cujo objetivo é avaliar a concentração espermática em amostras de sêmen, além de proporcionar maior acuracidade na avaliação da viabilidade celular.

O gerente de Operação da Central Bela Vista, Gerson Sanches, ressalta a importância de ser uma propriedade livre das duas doenças. “O maior benefício é a agilidade na saída do touro de volta para a fazenda, que pode ser feita imediatamente após o proprietário solicitar a retirada do animal, não sendo necessário mais aguardar o exame, que pode demorar vários dias para ser liberado”, explica.

Outro ponto importante que a certificação oferece é o trânsito livre entre propriedades certificadas, o que agiliza o período de quarentena dos animais.

O documento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem como objetivo padronizar o controle dessas enfermidades, dentro dos princípios técnicos sugeridos pelo Código Zoosanitário Internacional e aceitos internacionalmente.