Central Bela Vista amplia área de coleta e adquire moderno equipamento para análise de sêmen

Sempre buscando oferecer a melhor experiência em coleta de sêmen e bem-estar animal, a Central Bela Vista, que já se consolidou como empresa de grande confiança entre os seus parceiros, anuncia a ampliação da área de coleta dos reprodutores e a aquisição do IVOS II, da Hamilton Thorne, o equipamento mais moderno do mundo para análise de sêmen. Tais investimentos impactarão diretamente no bem-estar dos animais e na qualidade do sêmen produzido.

A área de coleta para alojar os reprodutores terá sua parte coberta ampliada para 3.000 metros quadrados, equivalente ao dobro do tamanho atual. O investimento irá proporcionar mais conforto aos animais, que terão um espaço maior, mais arejado e proteção contra o sol e a chuva.

“Com este espaço mais amplo, os reprodutores ficarão dispostos na área de coleta mais distantes um dos outros, ocasionando menos estresse, o que certamente resultará em coletas com maior e melhor qualidade. E isso vai de encontro com a bandeira da empresa, que valoriza muito o bem-estar animal”, ressalta o gerente de Operações da empresa, Gerson Sanches.



A Central Bela Vista também adquiriu o mais moderno equipamento de sistema CASA do mundo. O IVOS II é um sistema analítico computadorizado que está presente nos mais importantes e tecnologicamente avançados centros de produção de sêmen.

Conhecido como o mais preciso e confiável de todos os sistemas CASA disponíveis no mercado, gera resultados completos de cinética celular como motilidade, progressividade, velocidade e viabilidade, entre outros.

Também por meio de um sistema de fotografias em alta velocidade, o IVOS II capta a movimentação individual de até 5.000 células em um único exame, proporcionando objetividade nas análises.

“Esta aquisição reforça o objetivo de aprimorar constantemente o processo de produção de sêmen já existente na Central Bela Vista, para entregar sempre um produto de alta qualidade para a pecuária, elevando os índices de produtividade dos rebanhos”, explica Sanches.



Ocupando uma área de 130 hectares a 1.000 metros de altitude, a Central Bela Vista está localizada no município de Botucatu (SP), sendo beneficiada pelo clima e isolamento sanitário, importantes diferenciais para a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos das mais diversas raças de corte e leite.

Atualmente, conta com cerca de 400 touros alojados, em uma infraestrutura completa para o manejo animal sem estresse, com piquetes funcionais, cobertos e com sistema de irrigação e drenagem. Todas as ruas são totalmente asfaltadas, o que facilita a distribuição das dietas especificas para a necessidade de cada reprodutor.