Select Sires apresentou resultados do programa ART, em evento realizado na Central Bela Vista



No último dia 17 de janeiro, a nova sede da Central Bela Vista, em Botucatu (SP), foi palco de um encontro que reuniu técnicos representantes de diferentes cooperativas, associações e empresas localizadas nas principais bacias leiteiras do País. Promovido pela Select Sires, empresa norte-americana com sede em Porto Alegre (RS) e parceira de confiança da Central, o evento apresentou os novos passos e os resultados do programa ART, que oferece acesso à genética de ponta sem limitações de preço e qualidade.

O projeto tem o objetivo de tornar mais acessível a inseminação artificial de bovinos nas propriedades dos produtores brasileiros, em especial em bovinos de leite, cuja produção é muito pequena perto de seu potencial. Para Felipe Escobar, gerente de produtos da Select Sires, o ART Brasil tem como objetivo identificar e desenvolver animais expoentes na raça holandesa. “Através da disponibilização em quantidade e preços acessíveis queremos diminuir o intervalo entre a utilização de genética de ponta nos EUA com a utilização desta genética no mercado interno”, explica.

O programa teve início em 2015, com a importação de três embriões de elite. Já em 2017, com a chegada de cinco touros vivos pertencentes à elite da raça holandesa, importados dos Estados Unidos, a empresa passou a disponibilizar ao produtor de leite uma grande quantidade de uma genética diferenciada a um preço acessível.

Todos os animais que chegaram ao Brasil passaram por um rígido critério de seleção que levou em conta as demandas genéticas do produtor brasileiro. Os touros, em coleta na Central Bela Vista, estão entre os top da raça para características como produção de leite, longevidade e características de conformação.



Rodrigo Frigoni, gerente de Relacionamento Comercial da Central Bela Vista, destaca a importância da parceria com a Select Sires, que vem aumentando ano a ano o número de touros em coleta, tornando-se um importante player do mercado, com genética consistente. “A empresa nos escolheu para prestar o serviço, tanto pelo bem-estar dos animais quanto pela qualidade do sêmen, por estar de acordo com os seus padrões de produção no mundo”, destaca.

Os cinco touros chegaram ao Brasil com sete meses e começaram a produzir no segundo semestre de 2017, quando já estavam com 12 meses. Foram 60 mil doses produzidas e a expectativa é dobrar a produção, já que os animais ainda não atingiram a maturidade sexual completa e, portanto, não estão na sua capacidade plena de produção. A empresa confirmou a chegada de novos touros ainda este ano, vindos de sua unidade em Ohio, com nova genética e o que há de melhor dentro do programa de seleção de touros com o padrão Select Sires.

Maior central de coleta de sêmen da América Latina, a Central Bela Vista abriga atualmente 420 touros, 15 deles pertencentes à Select Sires, para coleta e processamento de sêmen. Em 2017, foram produzidas mais de duas milhões de doses, o que superou todas as expectativas.

Com 440 piquetes prontos e distribuídos em uma área com 130 hectares e altitude próxima de 1.000 metros, a fazenda é beneficiada pelo clima, que, em conjunto com o isolamento sanitário, são importantes diferenciais para a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos das mais diversas raças de corte e leite.