Central Bela Vista adquire novo equipamento que avalia a concentração espermática de bovinos



Maior central de coleta de sêmen da América Latina, a Central Bela Vista está sempre em busca de novas tecnologias para que os touros de seus clientes produzam mais e com excelente qualidade. Recentemente, a empresa importou dos Estados Unidos o Nucleo Counter SP-100, equipamento que será usado no laboratório para auxiliar o processamento de sêmen.

Extremamente preciso, o aparelho dá maior acuracidade na concentração espermática em amostras de sêmen bovino puro, com rapidez e simplicidade. Além de realizar a avaliação da viabilidade espermática, o conjunto é uma referência para validação de outros sistemas de avaliação.

Segundo o médico veterinário Rafael Rocha, responsável técnico do laboratório, o Nucleo Counter vai possibilitar a determinação da viabilidade celular, além da contagem total de células na amostra de esperma. “A avaliação da qualidade seminal é extremamente importante para a produção do sêmen congelado utilizado na inseminação artificial”, destaca.

O veterinário ainda lembra que as empresas de processamento de sêmen precisam de métodos acurados e precisos para determinar a concentração espermática e maximizar o número e a qualidade das doses preparadas a partir do sêmen puro para otimizar a fertilidade do sêmen descongelado. “A elevada precisão na estimativa da concentração espermática afeta diretamente a eficiência da produção, a qualidade do produto final e a fertilidade. Por isso, o sistema irá auxiliar muito o nosso trabalho, ” explica.

De acordo com o gerente operacional Gerson Sanches, a Central Bela Vista busca o que há de melhor em todo processo de coleta e industrialização de sêmen. “Recentemente dobramos nossa área de coleta e investimos no equipamento CASA – IVOS II e, agora, no Núcleo Counter. Somos uma empresa inovadora que disponibiliza excelência nos serviços que prestamos”, finaliza.