Central Bela Vista doa área para construção da Represa do Rio Pardo em Botucatu



A Central Bela Vista e a Prefeitura de Botucatu assinaram um acordo para a doação de dois dos 14 lotes de território que precisarão ser desapropriados para a construção da Barragem do Rio Pardo na cidade.

A assinatura da doação aconteceu na nova sede da empresa, com participação do diretor-presidente Luis Adriano Teixeira, do gerente de Operações, Gerson Sanches, de Mário Pardini, prefeito de Botucatu, o coordenador do escritório de projetos da Prefeitura, Sergio Bacch e o procurador do município, Antonio Henrique Nicolosi Garcia.

“Este é o primeiro passo neste processo de desapropriação das terras que serão alagadas após a construção da Barragem do Rio Pardo. Agradeço imensamente a sensibilidade dos diretores da Central Bela Vista, que pensaram no povo de Botucatu e nos benefícios dessa obra, acima de todas as coisas. É o sonho que começa a virar realidade”, afirma o prefeito.

“Um dos nossos valores é a responsabilidade e isso também se aplica à comunidade de Botucatu. É muito importante que a cidade possa se desenvolver cada vez mais e é uma grande satisfação podermos ajudar para que todas as pessoas que moram aqui possam ter água garantida”, destaca Gerson Sanches.

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de Botucatu nas próximas décadas. Para se ter ideia, a vazão estimada necessária para atender a população botucatuense no ano de 2040 é de 700 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo (500 L/s). O projeto prevê vazão de 1000 litros por segundo.

A represa ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 7,7 milhões de m³. Sua área chegará a 319 hectares, sendo 164 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros. O investimento está contabilizado em pouco mais de R$ 50 milhões.