Parceiro exclusivo da Central Bela Vista, Grupo Adir se une ao frigorífico Masterboi



O Grupo Adir, parceiro de confiança da Central Bela Vista, que coleta sêmen de 100% de seus reprodutores na Central, acaba de fechar uma importante parceria com o frigorífico Masterboi.

Atento a uma faixa crescente de consumidores que preza pelo sabor, a maciez e a aparência da carne, o frigorífico se juntou ao criador para desenvolver um Programa de Qualidade de Carne Bovina Nelore com a utilização de animais fechados da genética Adir.

Com quase 60 anos de seleção na raça Nelore, o Grupo Adir vem se destacando pela padronização e a funcionalidade do rebanho Nelore criado a pasto, o que resulta em animais abatidos ainda em idade jovem, com o peso, o acabamento e o rendimento de carcaça desejados pela indústria.

Na parceria, o Grupo Adir disponibilizará sêmen para inseminar até 2 milhões de vacas por ano com a sua genética, para atender a demanda anual de 500 mil bois gordos do Masterboi. Para o frigorífico, o grupo demonstrou com os abates técnicos e com a seleção genética a possibilidade de produzir a carne de melhor qualidade que os consumidores desejam. “Acreditamos que a parceria com o Grupo Adir nos ajudará a atender essa demanda", afirmou o diretor do grupo Masterboi, Amaro Rodero.

Em outubro de 2014, o grupo Adir deu início a um projeto inovador, sob a coordenação do professor doutor Sérgio Pflanzer, chefe da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, em Campinas (SP). O objetivo da experiência era provar touros por meio de abates técnicos.

No processo, foram abatidos 10 filhos de importantes touros da genética Adir, como Jiandut FIV (linhagem Golias), Opus FIV do Brumado (linhagem Jeru), Naman FIV da 2L (linhagem Visual) e Palluk POI FIV da 2L (linhagem Golias). Todos foram comprovados por exame de DNA e abatidos com idade entre 18 e 19 meses, tendo sido criados e recriados a pasto e terminados em confinamento.

Segundo o gerente de Relacionamento Comercial da Central Bela Vista, Rodrigo Frigoni, a empresa mantém alojados 10 touros do Grupo Adir, além de coletar os reprodutores que vêm das fazendas para produzir e depois retornam para cobrir as vacas. “Vamos continuar proporcionando a produção de sêmen com o padrão de qualidade já conhecido e com a fertilidade reconhecida, além de alojar mais touros do Adir para atender os parceiros do frigorífico”, destaca.