Relatório da ASBIA aponta crescimento de 60,4% nas exportações de sêmen



Divulgado recentemente, o relatório semestral Index ASBIA 2017 destaca o excelente resultado para as exportações de sêmen no Brasil. Segundo dados da ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), da qual a Central Bela Vista é associada, o País registrou aumento de 60,4% nas vendas no primeiro semestre.

Segundo o relatório, os principais destinos para a genética de corte foram a Bolívia e o Paraguai, enquanto que, para as raças leiteiras, os países que mais importaram nossa genética foram a Colômbia e o Equador.

Os números apresentados pela Entidade confirmam os excelentes resultados obtidos pela Central Bela Vista, a maior central de coleta e processamento de sêmen da América Latina.

Após menos de cinco meses operando em sua nova sede, em Botucatu (SP), a Central já conta com 400 touros em coleta e processamento de sêmen, volume 40% maior em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Central Bela Vista está habilitada a produzir sêmen apto a exportação para todos os países que têm protocolo com o Brasil, com produção realizada conforme as exigências de cada um, mantendo convênio com empresas especializadas em logística e serviços aduaneiros para dar o melhor acompanhamento nos processos de exportação.

O gerente Operacional Gerson Sanches destaca que a Central teve um papel muito importante no crescimento das exportações, já que vários de seus clientes solicitaram coleta para enviar a outros países da América do Sul e Central. “Nós coletamos e industrializamos o sêmen de acordo com os requisitos sanitários para exportação, preparando a documentação para os nossos clientes”, explica.

Com localização privilegiada, a Central dispõe de 465 piquetes distribuídos em uma fazenda com 130 hectares, com altitude próxima de 1.000 metros. O clima e o isolamento sanitário beneficiam a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos das mais diversas raças de corte e leite.

A fazenda conta com laboratório com equipamentos de última geração, banco de sêmen, curral de quarentena anti-stress, centro de coleta, piquetes funcionais, sempre visando o bem-estar dos animais, além de sistema de irrigação nos piquetes e drenagem pluvial, com ruas totalmente asfaltadas, facilitando a movimentação da misturadora e, consequentemente, oferecendo uma distribuição das dietas com melhor qualidade e específica para necessidade de cada reprodutor.